Carta aos Eteanos!

terça-feira, 1 de junho de 2010 18:00 By ANEL ABC

            ETEANOS DA ETE LAURO GOMES    

Viemos através desta carta dialogar com todos os alunos da ETELG. Sabemos que já se passou muito tempo e não querendo justificar, mas apenas esclarecer as dificuldades encontradas neste primeiro semestre é que escrevemos de maneira franca esta carta. A responsabilidade de representar o conjunto dos alunos de uma escola é tamanha, não somos e nem queremos ser advogados de ninguém. Não é este o papel que julgamos ser da diretoria do grêmio. Queremos direcionar e unificar os alunos para defendermos juntos o que é de nosso interesse e direito. O grêmio não é uma produtora de eventos, mas concordamos que é necessário cultura, diversão, festa!

Desde problemas organizativos internos até a burocracia escolar, contribuíram pra que muitos projetos não ganhassem vida. Queremos excursões, mas dependemos da coordenação. Queremos uma mostra de filmes, mas não podemos usar o datashow da escola. Na copa do mundo, que tal assistirmos juntos? Viabilizaremos um telão! (material emprestado do sindicato dos professores estaduais - Apeoesp) Ainda assim, iniciamos o CIM, abrindo uma nova opção de basquete, um evento de grafite amador, e impulsionamos a criação de um grupo de teatro.

E a comida de graça? Queremos sim exigir do Centro Paula Souza nosso direito, mas como toda reivindicação só é vitoriosa, se for uma reivindicação de todos, não só de um pequeno grupo de alunos. Todos sabem que a diretoria do grêmio não irá fazer brotar comida de graça, isto deve ser uma conquista de todos. Assim como todas as reivindicações, a diretoria do grêmio não fará nada sozinha! Fazemos um chamado a todos os alunos para discutirmos um projeto de restaurante gratuito.

Queremos para além de simples projetos, ter ao nosso lado os alunos sendo membros ativos do grêmio para que possam abusar de vossas criatividades, criando projetos e eventos diversos junto com o grêmio. Pois, é inútil a diretoria do grêmio criar sozinha projetos pra si mesma, se não com participação de todos.  Assim é exemplo, na organização do campeonato, que melhor é organizado por alunos que também participa dele, que como falado em campanha eleitoral: “TODO COLABORADOR É MEMBRO”.

O grêmio deve ser uma ferramenta dos alunos, a serviço dos alunos! No começo do ano quando a quadra externa estava sendo concluída, tinha um formato que não agradava os alunos. Alunos e diretoria do grêmio negociaram com a direção e a construtora que revisassem a planta da quadra e assim foi feito. Agora alunos estão sendo proibidos de entrar na escola com instrumentos musicais, uma regra sem fundamentos, já que impede o aluno de melhor aproveitar sua aula vaga. Mais uma vez alunos e diretoria do grêmio deve exigir da direção providencias, no caso: liberação da cultura!

Durante todo o semestre reunimos o CRC – Conselho de Representantes de Classe, para diminuir o distanciamento entre grêmio e alunos. Com esta carta queremos ainda que todos compreendam que o grêmio não é uma diretoria, um pequeno grupo de alunos, o grêmio é um órgão/entidade, um instrumento de todos os alunos e todos devem fazer parte, participar das reuniões, da organização das atividades, enfim, os membros do grêmio são os alunos!

Participem do Grêmio!

0 comentários: